sábado, 22 de agosto de 2009

Liderança Exemplar - Resenha


Conforme o título deste livro “Liderança Exemplar”, os autores buscam através de o exemplo mostrar a construção e a consolidação de uma liderança. Por saber que esta sendo imitado o líder exemplar se conscientiza de seu papel e responsabilidades junto a seus liderados, “um líder não é um líder pelo seu cargo, mas pela influencia exercida entre as pessoas que fazem parte de seu grupo de trabalho”.
Mostrando que tudo começa com o dever de casa os autores, revelam que o equilíbrio entre família e ministério, vida comum e os princípios da Palavra de Deus, nos tornam aptos para fazer exercer uma liderança exemplar, pois uma liderança de exemplos começa dentro de casa.
Cícero e Jozadaque comentam que Deus usa uma vida inteira de lições para transformar este aprendizado em liderança, que é a habilidade adquirida que uma pessoa tem, para mobilizar e influenciar membros de uma organização, organismo, para tornar objetivos atingíveis. Projetando-se no exemplo maior de influência, os autores relatam que vida exemplar é seguir o modelo de Jesus, ser imitador de Cristo, ser cristão, ser igual a Cristo.
Os autores mostram que, muitas são as noticias de maus lideres que estão sobre o domínio do mal. Alerta-nos, para que possa haver um desenvolvimento exemplar desta liderança, devemo-nos guardar do mau; pois a queda passa pela paixão e os seres humanos estão propensos a desejos desordenados e desequilíbrios emocionais como: inconseqüência descontrole, mentiras, maquinação de planos maléficos, egoísmo ao extremo. Somente Nosso Senhor Jesus Cristo tem poder para liberar deste tipo de escravidão.
Em Jesus, Deus demonstra a concretização inicial que começou com Israel em atrair todos para ele, embora os judeus não cumprirem o que Deus havia planejado para seu povo, percebemos que Deus faz cumprir seus planos muitas vezes independentemente da obediência ou não do homem.
“Deus procura homens e mulheres para desempenharem uma tarefa de revelação e transformação para este sistema de vida egoísta e contaminado pelo pecado”.
Ao lidar com conflitos, precisamos aprender, a ceder, ter paciência, entender a forma de pensar das outras pessoas, abrir mão de certas conveniências em favor do projeto que esta sendo realizado. Por não haver estes precedentes e nem respeitar estes limites, no ambiente cristão, várias igrejas vivem em desentendimentos, e acabam rachando e daí, abrindo outras novas.
A experiência que marca o individuo, vai fazer com que ele ratifique sua liderança, por já ter passado e superado circunstancias difíceis, terá este mais capacidade de liderar. Toda sociedade clama por lideres, seja na escola, na família, na política e na igreja.
A maneira como são desenvolvidas algumas lideranças atuais, são totalmente contrarias aos ensinamentos do Mestre Jesus. Humildade, quebrantamento, temor do Senhor, disposição para servir, estas são a marcas de um líder cristão.
Segundo autores, “a liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influencia especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente beneficio que atendam às necessidades reais do grupo”.
Relatam que em se tratando dos latinos americanos, que foram oprimidos, explorados pelos grandes países do mundo, onde muitos países europeus enriqueceram a custa do povo latino. Pode-se afirmar que no tocante ao entendimento das necessidades espirituais o cidadão latino entende muito bem, o que passa no fundo da alma humana.
O latino tem um fator agregado já na sua personalidade. Os autores nos lembram que se encararmos de forma positiva todo esse passado de opressão, exclusão e exploração, pois, tudo isso tem preparado o latino, para entender o sofrimento alheio.
Ao mesmo tempo em que temos na nossa história estas experiências “negativas” temos que nos fortalecer casa vez mais no caráter de uma liderança exemplar enfatizando sobre maneira os valores do Reino de Deus.
“O cristianismo é a melhor opção para o cidadão latino-americano, uma vez que conheça a Jesus, e tem sua vida transformada e esteja bem preparado e capacitado pode ser um agente de transformação, levando o evangelho para outros povos e fazendo diferença em seu contexto social”.
“Conhecer a Deus, conhecer a Palavra de Deus, relacionar suas atividades diárias com o que diz as Escrituras Sagradas”.
“Por uma liderança que faça a diferença, os autores nos lembram novamente que devemos seguir os passos de Jesus”.
Cícero e Jozadaque, relatam com tristeza frente a algumas posturas de alguns lideres cristão que buscam chamar para si a atenção, “lideres evangelhos” que tem encontrado o glamour de uma vida no púlpito. Citando trecho do livro A ilusão do poder, de Colson:
“É ridículo para qualquer cristão crer que ele próprio seja uma objeto merecedor de culto público, seria como o burro carregando Jesus para Jerusalém, crendo que fosse ele que a multidão aclamasse e que para ele estendesse as vestes no chão”.
O líder deve aprender que pessoas, são muito mais importantes que objetos e projetos. O líder necessita de ter rumos claros e definidos, e jamais desconsiderar a influencia que ele exerce em relação na vida das outras pessoas. As convicções devem ser pautadas na Bíblia a luz das Escrituras.
Concluindo os autores, mostram que quando estamos diante de funções relacionadas com liderança, devemos entender que estamos sendo sempre observados e causando impressões. Temos que ter convicção daquilo que estamos fazendo, saber que este exercício de poder esta inserido em contextos desgastantes e com propósitos superiores.
Os dons, habilidades que temos devemos empregar tudo ao serviço do Reino de Deus, pois é Deus que nos deu todos estes talentos. A Palavra de Deus exigirá sempre determinada postura de todos aqueles que estiverem á frente, espera-se que estejam todos preparados para uma poder exercer uma liderança exemplar.
Resumo por: José A Valili

Nenhum comentário:

Postar um comentário