sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Alegria Indestrutível de Jesus



Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. João 15:11.
A partir deste texto podemos ver a Alegria Indestrutível de Jesus Cristo, e tomarmos como exemplo em nossas vidas. Como cristão devemos buscar seguir os passos de Jesus, sermos seus discípulos, sermos seus imitadores. Assim como Nosso Senhor Jesus Cristo manteve sua alegria, no Nosso Pai: E na presença de Deus, no lugar que ele tiver escolhido para nele ser adorado, todos deverão festejar e se alegrar: vocês, os seus filhos e as suas filhas, os seus escravos e as suas escravas e os levitas, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que moram nas cidades onde vocês vivem. Deuteronômio 16:11; devemos seguir e tomar de exemplo e mantermos sempre a alegria de Jesus em nossas vidas.

A alegria de Jesus para o cristão não é uma opção, e sim uma ordem! Viver o Reino de Deus, em Cristo Jesus é mantermo-nos felizes: em nossa casa, em nosso trabalho, em nossa Igreja, em nossa vida. Jesus nos assevera para esta alegria, que ela seja sobre todas as coisas. Paulo escreve: Pois, o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá. Romanos 14:17.
Infelizmente a maioria dos cristãos, que dizem serem alcançados pela graça, deixa de lados esta alegria, vivendo amargurados, infelizes, não experimentando esta intima alegria que emana do Espírito Santo de Deus.
“O Sorriso de Deus é objetivo de sua vida”. “Agradar a Deus é o objetivo de nossa vida, a Bíblia nos alerta para agradarmos a Cristo, e é isso que devemos fazer. Algo maravilhoso acontece quando oferecemos louvores e ação de graças a Deus: quando trazemos gozo ao coração de Deus, o nosso próprio coração se enche de alegria”!
A alegria do cristão deve se manter inabalável, conforme a promessa de Nosso Deus; Tu és o meu esconderijo; tu me livras da aflição. Eu canto bem alto a tua salvação, pois me tens protegido. Salmos 37: 2.
A presença constante do Espírito Santo em nossas vidas, nunca nos deixando a sós, já é o nosso maior motivo de alegria, pois, é o Próprio Deus conosco. Jesus prometeu aos seus discípulos: Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês. João 14: 16-17.
A certeza de Jesus demonstrada em Sua alegria de servir ao Pai. É a que devemos imitar também: na tribulação, na dor, nas perdas; devemos cantar antes mesmos, pois, O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem á alegria. Salmos 30:5b . O livramento vem depois a exemplo do calvário de Jesus e de sua ressurreição, hoje é sexta feira e amanhã será domingo.
"Segundo os ensinos claros da Escritura, a ressurreição de Cristo foi verdadeira, corporal e singular. De fato Ele havia morrido e a Sua ressurreição foi verdadeira. Os testemunhos e os efeitos da ressurreição comprovam sua realidade. Cristo ressuscitou em corpo, e não apenas em espírito ou na lembrança dos seus discípulos. Foi uma ressurreição única, diferente de qualquer outra que tenha havido antes, pois aquele corpo tinha propriedades diferentes de qualquer outro, e não estava mais sujeito a morte, nem às leis desta criação. Não foi simplesmente o voltar à vida do corpo que foi sepultado, mas o surgimento de um novo corpo, para uma vida de ordem diferente".
A Bíblia nos mostra em diversos ensinamentos o que é ter alegria, o profeta Habacuque servo do Senhor canta diante do absurdo: Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador. Habacuque 3:17-18.
Nada do que esta no mundo possui a alegria plena! Só experimentamos a verdadeira alegria quando andamos na presença do Nosso Deus, nos passos de Jesus. As coisas que estão no mundo na verdade, são muitas delas boas e necessárias, mais não são suficientes para nos alegrar.
A felicidade consiste em estarmos no centro da vontade de Deus, pois, quanto mais próximos estamos dEle, quanto mais nos relacionamos com Ele, quanto mais fortalecemos nossos compromissos com Ele, certamente mais felizes seremos e ficaremos. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Filipenses 4: 6-7.
Hybels em seu livro; Ocupado Demais para Deixar de Orar diz:
Há vinte anos comecei á separar um tempo para orar e minha vida de oração tem sido transformada. Minha maior satisfação não é uma lista de respostas miraculosas às minhas orações, embora tenha tido respostas maravilhosas. A maior emoção tem sido a diferença qualitativa em meu relacionamento com Deus. Quando comecei a orar, eu não sabia o que iria acontecer. Meu relacionamento com Deus era um tanto ocasional. Não reuníamos para conversar com muita freqüência. Agora, no entanto, todas as manhãs, passamos muito tempo juntos.
Jesus, sempre se alegrou no Pai, assim como Pai se alegra Filho: E do céu veio uma voz, que disse: — Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria! Mateus 3: 17.
A alegria de Jesus suportou a tudo, e ressuscitou, para dar aos que choram em Sião uma coroa de alegria, em vez de tristeza, um perfume de felicidade, em vez de lágrimas, e roupas de festa, em vez de luto. Eles farão o que é direito; serão como árvores que o SENHOR plantou para mostrar a todos a sua glória . Isaías 61-3.
“Jesus disse que estar com ele era ter alegria. Contudo, há cristãos que aceitaram o convite para a festa de casamento do Senhor, mas parece que não estão querendo sair da marcha fúnebre”.
Irmão Yan diz: "Não sei exatamente o que o futuro me trará, mas sei quem controla meu futuro! Desde que Ele me salvou ainda na adolescência, a jornada tem sido empolgante! Nunca soube o que me esperava no momento seguinte. Talvez um dia eu seja morto por causa do evangelho em um país mulçumano ou budista. Se você ouvir esta notícia, não chore por mim. Chore pelos milhões de almas preciosas escravizadas por satanás, que não têm quem pregue o Evangelho para elas. A morte não é o fim para o servo de Deus, é apenas o início da vida eterna – que as palavras não descrevem na presença de Jesus. Se você ficar sabendo que fui chamado para o Lar, por favor, prossiga em meu lugar levando o Evangelho, pregando e discipulando grupos de pessoas de todo o mundo até que Jesus volte".
“Jesus exultou de alegria no Espírito Santo” Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse: — Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso. Lucas 10:21.
“A glória do homem virtuoso é o testemunho da boa consciência. Conserva pura a consciência, e sempre terás alegria. A boa consciência pode suportar muita coisa e permanece alegre, até nas adversidades.”
Ao pedirmos para Nosso Auxiliador o Espírito Santo de Deus, Ele nos ensinara certamente como devemos caminhar, com a Paz interior, com uma consciência aceitável aos olhos do Senhor e o sorriso nos lábios, imitando a Alegria Indestrutível de Jesus Cristo.
CONCLUSÃO
Obrigado, Deus, por nos conceder a oportunidade de Te conhecer mais profundamente, permitindo que entremos em Sua Sagrada presença; Obrigado, Jesus, por nos apresentar até o humor de Nosso Pai verdadeiro, e também por nos aceitar como teus irmãos, á medida que desenvolvemos aquilo que o Senhor tem nos ensinado, Obrigado, Espírito Santo, por nos santificar, dando-nos coragem para enfrentar as batalhas do dia-a-dia, e dando-nos paciência para esperar o momento de Deus para aquilo que não podemos mudar.
E que na hora certa nos fazes ouvir as Palavras e os Ensinamentos de Nosso Mestre Jesus Cristo. Felizes são os que podem ver o que os outros ainda não conseguem; e se alegrarem com o exemplo de Jesus em sua alegria indestrutível.
Escrito Por: José Antonio Valili - Teologia II - Cristologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário