segunda-feira, 10 de setembro de 2012

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação".



Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26:41)  3 RAZÕES NOS AFLIGEM:
 1. O diabo, que é o Tentador – Mt 4:3; 1 Ts 3:5.
 2. O mundo.
 3. A carne, que é inclinada para o mal – Tg 1:12-13.
 QUANDO CAÍMOS EM TENTAÇÃO?
 • Quando negligenciamos as obrigações (os deveres) que Deus nos dá.
 • Quando alimentamos o mal no coração.
 • Quando permitimos que Satanás nos atraia, afastando-nos da comunhão.
 • Quando deixamos de obedecer.
 2 PONTOS PREJUDICIAIS:
 1. O grande mal que a tentação pode causar.
 2. A grande variedade de tentação usada.
 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9) – Em outras palavras: Não confie no coração!
 Confie nas condições e considerações doutrinárias; confiança na Palavra, não em homens, nem em si mesmo!
 DEUS TEM VÁRIOS MÉTODOS PARA TESTAR SEUS FILHOS:
 • Confrontá-los com falsos mestres e falsos ensinos – “vos prova…” Dt 13:1,3
 • Tribulações – “acima das nossas forças”… 2 Co 1:8 – Deus nos testa além da nossa capacidade, dando deveres, às vezes, acima dos recursos, como um desafio ou tarefa.
 • Sofrimento e martírio – “… Cristo sofreu… deixando-vos exemplo…” 1 Pe 2:21 – “…a graça de padecerdes por Cristo…” Fp 1:29.
 Obs.: Deus não tenta. – “…Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.” Tg 1:13.
 COMO COMBATER E VENCER A TENTAÇÃO:
 1. Não menosprezar o poder da tentação, ela tem o poder de obscurecer a nossa mente; embriagar; entorpecer, de várias maneiras:
 a) Dominando os pensamentos; a imaginação. Podemos chamar de obtusidade; cegueira.
 b) Ela faz uso dos desejos e das emoções para turvar, nebular a nossa mente. Podemos chamar de irracionalismo. A nossa carne (o “eu”) tem o hábito de justificar e racionalizar o mal com pretextos sofisticados.
 c) Inflamando os desejos maus, ela controla com violência e poder, adaptando-se ao pecado específico e adequado, como se fosse combustível diante do fogo. Ela ataca o ponto vital; o “calcanhar de Aquiles”. Até os mais fortes se surpreendem. Ex.: Pedro negou a Cristo.
 2. Não menosprezar o poder da tentação coletiva. – Ap 3:10
 a) O soberano poder de Deus faz uso dela para punir o mundo ímpio e julgar o joio (o falso crente).
 b) Serve para manifestar tanto o bom exemplo (piedade) quanto o mau exemplo (impiedade). – 2 Tm 3:1-9. – Manifesta a frouxidão, acomodação ou firmeza.
 c) Uma pequena brecha, uma pequena semente, uma pequena quantidade de fermento leveda toda a massa. – 1 Co 5:6; Gl 5:9. – “É mais fácil seguir a multidão que pratica o que não é certo, do que ficar firme com o que é certo.” (s/ ref.) , “Não é difícil fazer o certo, difícil é saber o que é certo e quando se sabe, difícil é não faze-lo.” (s/ ref.), “Não tropeçamos em montanhas, e, sim, em pequenas pedras.” (s/ ref.).
 d) Na tentação coletiva sempre há fortes razões, justificativas, para nos levar para o mal. E isto se combate com: Fidelidade, obediência, humildade, crítica, análise, perspectiva correta, visão futura. – “teme a Deus e guarda os seus mandamentos…” Ec 12:13.
 3. O poder da tentação pessoal.
 a) Como é que pode acontecer um ato pecaminoso num crente firme? Há um processo da seguinte maneira:
 1. O crente experimenta um pequenino passo com certa resistência, mas como não passa de uma resistência parcial, passa-se para a segunda etapa,
 2. Ganha-se território. A tentação entra na alma, logo a tendência é crescente,
 3. Após um certo estágio basta uma situação propícia para consumar. E neste ponto só há uma maneira de vence-la: A Mortificação, matar o mal pela raiz. – “Ou mortificamos os nossos desejos pecaminosos ou nossa alma morrerá.” (John Owen). – A razão não pode trabalhar em prol do desejo! Temos que aprender da própria experiência, pesar os contras, os prejuízos, os tormentos, etc.).
John Owen - Resumido e Adaptado por Raniere Menezes. Retirado de monergismo.com

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